segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A tropicália dos Mutantes

Os Mutantes é um banda brasileira de rock psicodélico, formada durante a era do Tropicalismo no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista - baixo, teclado e vocais -, Rita Lee - vocais - e Sérgio Dias - guitarra, baixo e vocais. É considerada uma das principais bandas do rock brasileiro. Como a maioria das bandas dos anos 60, Os Mutantes foram fortemente influenciado pelos Beatles, adotando inúmeros elementos musicais dos famosos garotos de Liverpool.


Contudo, a banda também explorara sua cultura local, trabalhando com força na sua criatividade com a utilização de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos. Em função disso, os mutantes foram os pioneiros em mesclar o rock and roll com elementos musicais temáticos. O grupo era um tanto quanto irreverente e assim como eles, passou a existir uma mistura da música estrangeira com a brasileira, abrindo, assim, portas para o hibridismo musical.


O grupo que iniciou as atividades em 1966, tornou-se um dos principais expoentes da MPB influenciada pela tropicália, até encerrar as atividades com apenas Sérgio Dias como integrante original. Ao longo desse tempo, foram gravados nove álbuns, sendo que dois foram lançados apenas na década de 90. Em 2006 a banda se reuniu sem a presença de Rita Lee e Liminha, um antigo integrante, mas contando com Arnaldo Baptista e Zélia Duncan nos vocais. No ano seguinte os dois se desligaram da banda, que foi recomposta com outros músicos e que continuam em atividades sob a liderança de Sérgio Dias.


 Fonte

0 comentários:

Postar um comentário